Padrão das Raças Siamês e Oriental

O padrão das raças é idêntico uma vez que a variação entre elas está apenas no padrão de coloração. A descrição que fazemos aqui é uma tradução livre do standard FIFe para a raça. Abaixo, para os que lêem Inglês, Francês ou Alemão, segue o link para leitura do padrão oficial FIFe.

Os Siameses e Orientais tem sua principal característica nas suas linhas firmes, longas e esbeltas, assim como musculatura firme.

Tamanho: São gatos de tamanho médio.

Cabeça: De tamanho médio em proporção ao corpo, em forma de cunha com linhas retas. A cunha se inicia no nariz até a nuca bem como o crânio é convexo entre as orelhas. O nariz é reto em continuidade com a linha da testa, sem breaks.

Orelhas: Muito grandes, largas e pontudas, inseridas baixas.

Olhos: Médios, não devem ser protrusos nem intrusos. São azuis nos siameses e verdes nos orientais.

Pescoço: Longo e afilado.

Corpo: Longo e esbelto apesar de musculoso. Deve ser firme e ainda assim muito elegante. Os ombros não devem ser mais largos que os quadris.

Patas: Longas e finas em relação ao corpo, as patas são pequenas e ovais.

Rabo: Fino e muito longo afinando cada vez mais em direção à ponta.

Pelagem: Muito curta, fina e sedosa, posta deitada rente ao corpo. Praticamente sem nenhum subpelo.

 

Texto adaptado por Rodrigo Araújo

Para ler a versão oficial acesse: http://www1.fifeweb.org/dnld/std/BAL-SIA-OLH-OSH-SYL-SYS.pdf

 

Siameses

Os siameses tem a coloração mais escura nas pontas e mais clara no tronco.
O gene que causa esta padronagem na pelagem faz com que as áreas mais frias do corpo do gato escureçam mais rápido enquanto as áreas quentes permanence mais próximo ao branco.
Além do padrão de cor outra característica marcante são os intensos olhos azuis.
A pelagem curta praticamente sem subpelo os tornam campeões de praticidade uma vez que quase não exigem cuidados com a pelagem.

Orientais

Os orientais são gatos com o mesmo padrão corporal dos siameses mas têm a cor da pelagem distribuída uniformemente em todo o corpo.
A variedade surgiu quando os criadores de Siamêses decidiram cruzar estes com raças de tipo próximo ao deles mas de coloração inteira no corpo.
Os olhos desta variedade são verdes e intensos.