Padrão da Raça Ragdoll

A descrição que fazemos aqui é uma tradução livre do standard FIFe para a raça. Abaixo, para os que lêem Inglês, Francês ou Alemão, segue o link para leitura do padrão oficial FIFe.

Os Ragdolls são gatos grandes com corpo de musculatura e ossatura importantes.

Tamanho: São gatos de tamanho grande.

Cabeça: Média, em cunha larga modificada com testa ligeiramente arredondada (não abobadada). O nariz é reto mostrando uma ligeira curva no terço superior. O queixo é forte e alinhado com o lábio superior. As bochechas bem desenvolvidas e largas.

Orelhas: Largas na base. O tamanho é médio e as pontas são arredondadas e devem ser colocadas afastadas uma da outra.

Olhos: Azuis intensos e vivos. Devem ser ovais e grandes. O ângulo externo e mais alto do olho deve estar alinhado com o eixo externo da base da orelha.

Pescoço: Curto e grosso.

Corpo: Grande e retangular, de médio a forte na musculatura e ossatura. O peito deve ser forte e a traseira bem desenvolvida, no gato maduro o peito e os ombros devem ser igualmente fortes em relação à traseira.

Patas: Médias em proporção ao corpo, as pernas traseiras podem ser discretamente mais altas que as dianteiras, as patas são arredondadas.

Rabo: Longo, com o comprimento até o ombro, farto de pelagem e cheio.

Pelagem: Média a longa e densa, a textura é suave e sedosa como de seda fria. Deve formar uma juba e tem comprimento maior também no rabo.

 

Texto adaptado por Rodrigo Araújo

Para ler a versão oficial acesse: http://www1.fifeweb.org/dnld/std/RAG.pdf

Bicolores

Nos bicolores a máscara deve apresentar um “V” invertido, que deve ser o mais simétrico possível e que não exceda o limite externo dos olhos. Exceder este limite ou extrema assimetria ou manchas brancas na orelha implica em penalização. Manchas escuras nas áreas brancas ou ausência de “V” desqualificam o gato.
O courinho do nariz deve ser rosa. As almofadas das patas devem ser rosa ou em dois tons a depender da cor da pelagem.
O queixo e a parte inferior do corpo devem ser brancos assim como as pernas e os pés. A parte superior do corpo pode ter pequenas manchas brancas.

Mitted

Nos mitted a coloração nas orelhas, máscara e nas pernas deve ser bem definida. O courinho do nariz deve ser bem pigmentado de acordo com a pelagem.
Na máscara é permitida uma mancha branca em forma de flash, ampulheta ou diamante que chamamos de “blaze”.
As patas devem ter “luvas” ou “botas” brancas bem definidas. As almofadas das patas devem ser rosas mas podem apresentar algumas pequenas manchas correspondentes à cor do pelo.
O queixo deve ser branco descendo pelo peito como um babador. A ausência de queixo branco desqualifica o gato em exposições.

Colourpoints

Colourpoints são gatos com o mesmo padrão de cor dos Siameses.
As orelhas, patas e a máscara devem ser mais escuras e com a cor bem definida. O courinho do nariz e as almofadas das patas devem ser pigmentadas de acordo com a coloração da pelagem.
O corpo é mais claro fazendo um degradê do mais intenso para mais escuro à medida que se aproxima das extremidades.