Padrão das Raças Persa e Exótico
O padrão das raças é idêntico uma vez que os exóticos nada mais são que Persas com pelagem curta e densa. A descrição que fazemos aqui é uma tradução livre do standard FIFe para a raça. Abaixo, para os que lêem Inglês, Francês ou Alemão, segue o link para leitura do padrão oficial FIFe.
Tamanho: São gatos de tamanho médio.
Cabeça: Redonda e maciça, bem balanceada e com crânio largo e a testa muito abobadada. As bochechas devem ser cheias e o nariz curto com stop bem definido entre os olhos, as narinas devem ser amplas e permitir a passagem livre do ar sem qualquer dificuldade para a respiração. O queixo é forte e a expressão doce e aberta.
Orelhas: Pequenas e redondas nas pontas com muitos tufos. Devem ser colocadas bem afastadas e mais baixas no crânio.
Olhos: Grandes, redondos e abertos, inseridos bem afastados um do outro. A coloração deve ser intensa e viva.
Pescoço: Curto e forte.
Corpo: Quadrado (Cobby), de pernas curtas, peito amplo, ombros e costas fortes e musculosas.
Patas: Curtas, fortes, com pés redondos e firmes. São desejáveis tufos entre os dedos.
Rabo: Curto e cheio, ligeiramente arredondado na ponta.
Pelagem: Nos Exóticos deve ser muito densa e fofa. A pelagem de tão densa deve ficar levantada do corpo. Nos Persas a pelagem é farta e cheia de textura sedosa, uma vasta juba deve cobrir ombros e peito.
Texto adaptado por Rodrigo Araújo
Para ler a versão oficial acesse: http://www1.fifeweb.org/dnld/std/EXO-PER.pdf
|
Bicolores
Os persas bicolores são gatos com a base do corpo branca e manchas coloridas na parte superior.
O gene que define a coloração faz com que a cor do gato não seja expressa nas áreas do corpo em que ele age.
São três possibilidades de distribuição de branco nos bicolores, e com isso a variedade se divide em três tipos: Bicolores, Harlequins e Vans.
Os bicolores são aqueles em que o branco se limita às patas, barriga e a juba incluindo um colar fechando atrás do pescoço. Nestes gatos a percentagem de branco se limita a cerca de 30%.
Os Vans são gatos em que o branco assume a quase totalidade do corpo do gato. A cor fica limitada apenas à cabeça e ao rabo.
Os Harlequins são o meio termo entre os outros dois. Nestes as áreas coloridas se espalham aleatoriamente pelo corpo dando ao gato uma proporção de meio a meio entre a cor e o branco. |
|
Himalaias
Os himalaias são gatos que herdaram do siamês o seu padrão de cor.
O curioso gene que atribui cor a estes gatos faz com que a cor se expresse com menos intensidade nas áreas mais quentes do corpo, desta forma o tronco do gato tende a ser claro e as áreas de patas, orelhas, face e cauda adquirem um tom mais escuro.
Durante a vida dos himalaias o contraste, que é muito intenso nos filhotes, vai se perdendo. É normal portanto ver gatos de mais idade com o corpo quase no mesmo tom que as pontas.
A outra característica marcante nestes gatos é a coloração azul dos olhos, outra característica impressa pelo gene de ponteado. |
|
Sólidos
Gatos sólidos são aqueles em que a cor se expressa em todo o corpo.
Estes gatos não são o foco de nossa criação, mas tanto na linha de Bicolores quanto na de Himalaias, esporadicamente temos filhotes sólidos.
Especialmente para a linha de Himalaias estes gatos são importantes para o trabalho pois o cruzamento de ponteados exclusivamente tende a produzir filhotes mais leves. O trabalho intercalado com Sólidos portadores de himalaia tende a dar mais estrutura à linha. |
|
Exóticos
Exóticos são Persas de pelo curto.
Ao contrário do que pensa a maioria dos desavisados, o pelo curto destes gatos não os torna menos encantadores. O pelo extramemente cheio e fofo os torna perfeitos bichos de pelúcia.
Na nossa criação estamos introduzindo o gene de exótico tanto nos Bicolores quanto nos Himalaias. Desta forma teremos exóticos em todos os três padrões descritos acima. |