Padrão das Raças American Curl de Pelo Curto e Pelo Semilongo

O padrão das raças é idêntico uma vez que a variação entre elas está apenas no comprimento da pelagem. A descrição que fazemos aqui é uma tradução livre do standard FIFe para a raça. Abaixo, para os que lêem Inglês, Francês ou Alemão, segue o link para leitura do padrão oficial FIFe.

Os Curl tem sua principal característica nas suas únicas e atraentes orelhas curvadas. Eles são gatos bem balanceados, mais para esbeltos que para massivos na sua constituição. São alertas, ativos e gentis.

Tamanho: São gatos de tamanho médio.

Cabeça: Em cunha modificada, com transições gentis entre as linhas, sem ângulos fortes, mais longa que larga. A cabeça é média em relação ao corpo, não deve ter o focinho pronunciado, a transição do focinho para a bochecha deve ser suave. O queixo é forte e alinhado com o lábio superior. No perfil deve haver uma suave mudança de direcionamento no osso sobre o nariz, sem contudo formar um “stop”.

Orelhas: Largas na base e curvadas para trás num arco suave, as pontas da orelhas são fexíveis enquanto a base é rígida até pelo menos 1/3 de sua altura. Tufos nas orelhas são desejáveis. A curvatura deve ter um ângulo que varia entre 90 e 180 graus sem contudo a ponta tocar a face posterior da orelha. O tamanho é de médio a grande e o posicionamento pode ser alto ou lateral na cabeça.

Olhos: Moderadamente grandes em forma de noz. Devem ser inseridos num ângulo formado entre o nariz e o ângulo externo da orelha. A cor pode ser qualquer uma exceto nos ponteados que devem ter olhos azuis.

Pescoço: Gracioso.

Corpo: Médio, medindo cerca de uma vez e meia no comprimento em relação à altura do corpo. É um gato “flexível” com tônus muscular moderado.

Patas: Médias em proporção ao corpo, eretas quando vistas de frente com ossatura e musculatura médias, as patas são arredondadas.

Rabo: Nos Curl de pelo semilongo a cauda é cheia, nos de pelo curto devem ter comprimento de pelo igual ao do corpo. Em ambas as variedades o tamanho deve ser igual ao comprimento do corpo.

Pelagem: Nos Semilongos deve ser sedosa, posta deitada com subpelo mínimo, já nos gatos de pelo curto deve ser posta deitada, sedosa mas sem a sensação de ser cheia.

Texto adaptado por Rodrigo Araújo

Para ler a versão oficial acesse: http://www1.fifeweb.org/dnld/std/ACL-ACS.pdf

Pelo Semilongo

Os American Curls de pelo semilongo tem a pelagem mais longa e fofa nas áreas da cabeça e da cauda. No corpo a pelagem também é semilonga mas se põe mais rente ao corpo com pouco subpelo sem se mostrar fofa.
A textura do pelo é muito sedosa e a presença de pouco subpelo facilita o cuidado uma vez que exige menos escovações e banhos.

Pelo Curto

Os Curl de pelo curto tem a pelagem rente ao corpo com pouco subpelo e são muito fáceis de cuidar por conta disto.
A pelagem mais curta permite ainda um perfeito contraste na marcação das cores rajadas fazendo com que ganhem uma aparência muito atrativa.