O que falar do gato sagrado do Sião? A raça mais criada no mundo, tão antigos que guardavam os templos dos faraós! Não é por acaso que o siamês sempre teve seu espaço entre as casas e os templos.

Uma das mais inteligentes raças de gatos da atualidade, penso que a mais interativa, eles são espertos e rápidos, sabem quando seu dono está chegando na garagem e o esperam na porta, para recebê-lo com carinhos e conversas. São gatos apaixonantes, excessivos, grudados, ciumentos, observadores, aprendem rapidamente o que os donos gostam e sabem quando fazem algo de errado.

Com pelagem curta exigem pouquíssimo trabalho com manutenção e são extremamente limpos. Lindos, com olhos azuis intensos, pelagem escura nas extremidades, grandes e esbeltos, parecendo modelos, sua face em formato de cunha o torna exótico e encantador.

Quem tem um siamês com certeza possui a essência do gato em casa. Tão apaixonante, com temperamento e características próprias, alguns criadores desenvolveram cruzamentos para modificar as cores dos siameses e, dessa forma, surgem os orientais. Na realidade são siameses de cor sólida ou seja, raças irmãs e de características iguais com variedades de cor.