Sem dúvida o Persa é a mais exuberante e impressionante raça de gatos, com uma beleza tão intensa que chegam a parecer uma pintura. Com grandes olhos, redondos e expressivos, pelagem densa e bastante comprida – o que os torna irresistíveis de pegar, tocar e brincar – são mansos, gostam de estar quietos ao lado ou deitados num sofá ou estante, algumas vezes passando por enfeites da casa.

Ter um persa em casa requer um pouco de dedicação: escovações e limpeza dos olhos devem ser diárias, banhos constantes – algumas vezes semanais, mas o resultado final compensa muito. Em gatos de boa linhagem a pelagem, que chega a cobrir as patas e arrastar no chão, realmente impressiona. A carinha chata e expressão doce é a marca da raça logo, um Persa sem carinha chata e com nariz comprido não é um bom Persa.

Não satisfeitos com tanta beleza, os criadores de persa quiseram trazer para a raça a coloração dos gatos mais famosos no mundo na antiguidade. Foi de cruzamentos selecionados, no passado, que surgiram os Himalaias, os Persas com cores nas pontas do corpo e intensos olhos azuis, como os Siameses.

Os Exóticos vieram da vontade dos criadores de Persa em ter gatos com pelagem mais prática. Eles fizeram cruzamentos, no início da formação da raça, com British e Chartoux criando um Persa com um pelo mais curto porém muito denso e com muito subpelo, dando um aspecto de urso de pelúcia ao gato que tem as características e o padrão iguais aos do Persa.

Os exóticos inspiraram a criação de um dos gatos mais famosos do mundo: o Garfield – um Exótico Vermelho Tabby comilão e dorminhoco.