Descrever os American Curl é uma tarefa bem fácil e muito prazerosa. O impacto inicial ao ver um Curl é sempre curioso. Dóceis, chegam perto para fazer amizade e surpreendem pelo carinho e companheirismo. É comum estarem sempre à sua volta procurando ou observando o que se faz, se tiver um brinquedo então, não saem do seu lado.

De convívio simples, não requerem muitos cuidados com a pelagem e são extremamente sociáveis, convivem e gostam muito de pessoas e outros animais. Aqui em casa convivem com outras raças de gatos sem nenhum problema.

São extremamente silenciosos, vocalizam baixo e apenas quando querem chamar sua atenção para alguma brincadeira ou algum petisco que lhes agrade.

Ter um Curl em casa é ter divertimento eterno pois mesmo com o avançar da idade não deixam de brincar e pular – o que lhes rendeu o apelido de Peter Pan dos gatos. É uma raça nova e difícil de encontrar fora dos EUA. No Brasil, o Gatil Aruak é pioneiro na inserção da raça e divulgação deste curioso e amável “curvado”.