O Gatil Aruak iniciou suas atividades em 1995 com a criação de Persas Bicolores. Já em 1998 o gatil começava a se destacar nas exposições FIFe realizadas em nosso estado.

Sempre em contato com os melhores criadores do Brasil, renovamos constantemente nossa linha de sangue trazendo novos exemplares a fim de modernizar a linha Aruak além de evitar a consangüinidade em nossos cruzamentos, o que mantém nossa linha extremamente saudável.

Em 2000 passamos a criar Exóticos, mais adaptados ao nosso clima e igualmente atrativos aos nossos olhos, mais tarde, em 2005 foi a vez dos Himalaias e Exóticos Ponteados fazerem parte de nosso plantel. Desde então desenvolvemos separadamente as duas linhas, Bicolores e Ponteados.

Em 2006 pioneiramente junto aos melhores gatis nacionais passamos a oferecer filhotes livres de PKD testados por DNA e desde então este é um compromisso de nosso gatil.

Ainda em 2006 importamos nosso primeiro gato e passamos a concorrer nas exposições em São Paulo, maior e mais antigo clube FIFe em nosso país. Os bons resultados foram o que faltava para de uma vez impulsionar nossos sonhos.

O ano de 2007 foi um marco em nossa história. O sonho de diversificar nossa criação com outras raças tornava-se realidade com a aquisição de dois Ragdolls de um dos melhores gatis nacionais e logo em seguida com a importação de um casal de Ragdolls do Canadá, era um começo com chave de ouro.

Ainda neste ano adquirimos do Gatil Saint Christin um filhote Persa que nos colocaria de uma vez no cenário nacional. Aragorn foi destaque nas exposições FIFe e ao final do ano sagrou-se o melhor filhote em sete de oito exposições em que participou, tal feito nunca antes conseguido em 35 anos de FIFe no Brasil fez o “Baianinho”, como ficou nacionalmente conhecido, o primeiro Junior Winner da FIFe no Brasil.

Desde então o gatil não parou mais de inovar, em 2009 trouxemos dos EUA ao Brasil uma raça inédita no país. O pioneirismo na criação dos American Curls mais uma vez trouxe os holofotes da mídia especializada para nossa criação, um passo importante na consolidação de nosso nome como referência nacional.

Nossa mais recente aposta está na criação de Siameses e Orientais. Uma das raças mais antigas no mundo e certamente uma das mais queridas no Brasil. A divulgação do padrão oficial da raça é nossa meta, longos, esbeltos e extremamente exagerados eles se distanciam muito daquilo que é chamado de Siamês pelo consenso geral...  em 2010 importamos quatro exemplares da raça da Europa.